Grande parte das aulas práticas em planta industrial serão coordenadas pelo Mestre Cervejeiro João Fernando Sacilotto, Coordenador do Curso e Proprietário da Boreal.
Na Cervejaria Boreal teremos um dia de visita técnica e aula acompanhando todo o processo de Fabricação. Na prática, veremos cálculos e dosagens das Matérias Primas, operações de transferências físicas, transferências de calor, filtrações e outras separações, necessidades Energéticas.
Parâmetros de Qualidade, gestão, relatórios gerenciais, parâmetros regulatórios e contábeis e relacionamento com representantes comerciais, além, logicamente, de análises degustativas e organolépticas.
Aula dentro do complexo industrial e seu Laboratório de cereais, cevada e malte.
No Departamento de Engenharia Química do Instituto da UNESP é onde ficam as Plantas Piloto de fabricação de cervejas, os laboratórios e salas de aula do Curso de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira
Esta Planta Piloto, projetada pelo Professor João Sacilotto, fora desenvolvida e fabricada dentro da Cervejaria Boreal. Conta com capacidade produtiva de 250 L, e sua concepção considera a atuação hora manual, hora automática, simulando um aprendizado bastante próximo as realidades de grandes plantas cervejeiras,sendo permitida a intervenção nos processos através de um painel de controle que semiautomático, onde cada componente elétrico pode ser acessado e cada temperatura e pressão pode ser gravada digitalmente, acompanhada e controlada através de acesso remoto – e cada aluno terá acesso em seu próprio Celular.