Formado em Engenharia Química, estudioso da história e da química da cerveja, aficionado por cerveja.
Formado em química, com mestrado e doutorado em Físico-Química. Docente do Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica. Participou na criação da Cerveja Kiefer. Um dos mentores do curso e intusiasta da ciência cervejeira.
João Fernando Sacilotto é Químico pelo Instituto de Química da UNESP - Araraquara;
Mestre Cervejeiro pela Universidad Politécnica de Madrid;
MBA - Gestão Empresarial pela FEA/USP/SP.
Possui 30 anos de experiência em várias empresas com grandes e unidades produtoras de cervejas, intensa vivência em toda a cadeia mercadológica de cervejas, desde malteação da cevada, áreas de produção, área comercial e afins; forte vivência em projetos e montagens de equipamentos; treinamentos, cursos e palestras e consultorias.
Sócio Proprietário de Microcervejaria em Sertãozinho.
Atua também na Coordenação Técnica e Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira do Departamento de Engenharia Química da UNESP de Araraquara.
Graduada em Engenharia Química com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Especialista em Biotecnologia e Bioprocessos pela UEM. Profissional com 18 anos de experiência atuando na gestão de processos industriais em grandes indústrias e empresas multinacionais, especialista em fermentação alcoólica.
Atualmente é Sócia proprietária na empresa BIOSAB Leveduras que produz leveduras e soluções para cervejarias.
Gustavo Quaresimin Cordeiro, biólogo graduado pela UNESP – São José do Rio Preto (2001),
mestre em Engenharia e Ciências de Alimentos pela mesma instituição (2005),
Técnico Cervejeiro formado pelo SENAI – Vassouras (2012).
Atuou na área de produção em microcervejarias nacionais, nas áreas de utilidades, brassagem, adega, envase e rotulação.
Atualmente é proprietário de um Brewpub, em processo de licenciamento, na cidade de Araraquara.
Formado em Engenharia de Alimentos (UFV, 1999), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV, 2001) e Doutor em Engenharia de Alimentos (UNICAMP, 2009).
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1985),
Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990) ,
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997).
A produção de cerveja deve seguir os regulamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os regulamentos preconizam as Boas Práticas de Fabricação (BPF o u GMP), tornando as obrigatórias. Para se entender as Boas Práticas os fundamentos de Microbiologia Industrial e Bioquímica Industrial são imprescindíveis. Dessa forma, temos trabalhado ministrando as BPF por mais de 10 anos e Bioquímica Industrial e noções de Microbiologia industrial por mais de 20 anos.
Líder do Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM) e Professor Assistente Doutor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista - Unesp (Câmpus: Araraquara), desde 2015. Graduado em Química Industrial (2007) e Bacharelado em Química (2007) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre (2009) e Doutor em Ciências (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGQu/IQ-UFRJ), no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), com ênfase em Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (Orientador: Carlos Alberto Manssour Fraga. Coorientador: Eliezer J. Barreiro), com período sanduíche na Vrije Universiteit - Amsterdam, sob supervisão do Dr. Rob Leurs (2012). Tem experiência em Modelagem Molecular aplicada à Agroquímica e à Química Medicinal, Síntese de Derivados Heterocíclicos neuroativos, Síntese de Derivados N-acilidrazônicos, Síntese Orgânica com o Auxílio de Micro-ondas e Síntese de Peptídeos (cíclicos e acíclicos). Também foi Pesquisador Sênior na empresa de biotecnologia Hygeia Biotech (2013 - 2014). Tem interesse em colaborações científicas, principalmente, nos seguintes temas: receptores nicotínicos de acetilcolina (nAChRs alfa 7 e alfa 4 beta 2), doença de Alzheimer, dependência química, sn-1-diacilglicerol lipase alfa, tratamento da obesidade, topoisomerase ii-alfa, tratamento do câncer, leishmaniose, proteassoma 20s, malária e citocromo bc1.